domingo, 10 de julho de 2011

Curso de Farmácia

Hoje existem diversos cursos para quem quer um emprego em farmácia ou farmácia de manipulação. Nossa pagina contem informações sobre os cursos existentes: curso de auxiliar de farmácia, curso técnico em farmácia e faculdade de farmácia. Nossos artigos sobre cada área manterão você informado sobre as notícias mais importantes e recentes sobre o tema.
A farmácia faz parte de nossas vidas cotidianas, contribuindo para nosso bem estar e saúde. Ligada às áreas da química e da biologia, a farmácia estuda a descoberta, fabricação, manipulação e dispensação de remédios, cosméticos e até de alimentos. O farmacêutico também pode trabalhar em laboratórios de análises clínicas e toxicológicas.
Do Boticário ao Farmacêutico
Desde sempre, a humanidade procura remédios para curar doenças e ferimentos e para aliviar a dor. Através do instinto, da observação e de muita tentativa e erro, os seres humanos foram acumulando conhecimento sobre plantas, águas, argilas e produtos de origem animal que poderiam ajudar a combater os males do corpo. Desde sempre, a atividade de descoberta, experimentação e prescrição de medicamentos esteve a cargo de médicos ou sacerdotes.
O registro mais antigo da prescrição de remédios foi encontrado entre os babilônios. Egípcios e chineses, gregos e romanos também se dedicaram a estudar, classificar e prescrever remédios. Na Idade Média, monges mantinham em seus monastérios jardins com ervas e raízes que eram utilizadas como remédio para várias doenças.
Os árabes, no final do século 8, foram os primeiros a separarem as atividades de farmácia e de medicina, estabelecendo as primeiras drogarias. Paises europeus influenciados pelos árabes começaram a ter suas próprias farmácias públicas. E no século 13, na Sicília, aconteceu a primeira regulação da pratica de farmácia, separada da medicina.
As farmácias de manipulação, em que remédios são fabricados através de uma fórmula, devem sua existência a um medico romano chamado Galeno. Ele desenvolveu os procedimentos para a fabricação de remédios através de técnicas mecânicas. O creme base desenvolvido por Galeno é, em sua essência, similar ao que se fabrica atualmente. E muitos dos procedimentos desenvolvidos por ele são utilizados até hoje, apenas mais modernizados e eficientes!
Os Cursos de Farmácia no Brasil
No mundo inteiro, o curso de farmácia sempre esteve ligado ao de medicina, sendo até tempos atrás, uma habilitação do médico.
No Brasil, foi com a vinda de Dom João VI que se iniciou o estudo da Farmácia, mas também ligada ao curso de medicina. Foram muitos anos até o estabelecimento dos modernos cursos de farmácia hoje existentes. Atualmente, o interessado na área pode escolher entre os cursos de auxiliar de farmácia, técnico de farmácia ou o curso superior numa faculdade de farmácia.
O técnico ou auxiliar de farmácia vai aprender noções de anatomia, fisiologia, primeiros socorros e procedimentos de laboratório. Também irão aprender sobre atendimento ao público e outras atividades comuns em farmácias, como recepção e triagem de medicamentos e produtos.
Já para a faculdade de farmácia, é bom que o aluno goste muito de química e biologia, pois essas áreas estarão presentes, de maneira aprofundada, do início ao fim do curso. O aluno também terá disciplinas relacionadas às técnicas para formular e preparar medicamentos e ao estudo da ação dos diversos medicamentos existentes.
Emprego em Farmácia
O mercado de trabalho para os que fizeram curso de farmácia é amplo e variado. O profissional pode atuar em farmácias, indústrias, hospitais e órgãos do governo relacionados à vigilância sanitária e à saúde. Também pode trabalhar em instituições de pesquisa e ensino.
Consulte nossas categorias para verificar as notícias mais recentes sobre cada área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário